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segunda-feira, 31 de julho de 2017

Mais do que números, você precisa de Engajamento

Redes sociais e engajamento nas publicações devem andar sempre de mãos dadas. Afinal, do que adianta postar algo se ninguém se interessa ou participa de suas publicações? Não faz sentido. Qualquer postagem deve ser planejada com a intenção de converter seu conteúdo em engajamento com seu público, do contrário, ela não estará cumprindo seu papel de ser relevante.

O engajamento vem do reconhecimento que o público dá para seu conteúdo. Entender como atrair curtidas e compartilhamentos é essencial para alavancar seu perfil nas redes sociais, seja ele um perfil pessoal ou de negócios.

Mas o que é engajamento afinal?


Engajamento nada mais é do que envolvimento, interação e relacionamento do público alvo com uma marca ou perfil em alguma rede social. Vai muito além do número de seguidores ou likes em publicações.

Obtemos engajamento medindo os sentimentos do nosso público, e alguns desses medidores de sentimentos são:

- Envolvimento: pode ser mensurado através das métricas comuns, como número de visitas ao site, tempo gasto por página e número de páginas vistas.

- Interação: comentários, pedidos de informações e ações que caracterizam iniciativa do usuário em entrar em contato com você ou sua marca.

- Intimidade: medidor que busca saber o afeto de uma pessoa por você ou sua marca. Opinião, perspectiva, quais os sentimentos registrados em suas palavras dirigidas à você através do atendimento e mídias sociais. Pode ser medido através de ferramentas de monitoramento, mas somente no caso dos clientes que interagem. É pouco preciso, mas fornece uma noção do que o seu público sente.

- Influência: probabilidade de uma pessoa fazer uma compra do seu produto ou se interessar pelo seu perfil e influenciar outras pessoas a conhecer você ou comprar aquilo que está sendo oferecido.


3 formas simples para gerar engajamento nas redes sociais


1) Saiba com quem você está falando


Não adianta, você precisa definir para quem será suas publicações. Para obter engajamento, primeiro é necessário entender quem é o seu público-alvo. A partir do momento que você sabe com quem está falando, saberá quais são os desejos, dores e interesses desse público específico. Quem produz conteúdo para redes sociais tende a publicar algo que acha legal (não que isso não esteja certo) mas pode ser que isso não seja necessariamente o que sua audiência quer. A consequência disso são pessoas que simplesmente não interagem.


2) Não insista no mesmo erro



Um erro muito comum é postar um determinado conteúdo que não gera engajamento e, no dia seguinte, postar algo parecido ou igual. É necessário encontrar tipos de conteúdo que seja possível publicar e que trarão engajamento para sua página ou perfil. Comece a perceber os assuntos que mais geram engajamento para você e invista em assuntos semelhantes a esse.

3) Interaja


Para que as pessoas respondam a uma publicação, é necessário haver uma pergunta. Quando se publica algum tipo de conteúdo, é fundamental que se peça para interagir: fazer perguntas, pedir para marcar amigos, perguntar quais as principais dúvidas que a pessoa têm sobre o produto e assim por diante. Responda sempre os comentários que fizerem em suas publicações, mas nada de usar apenas emojis (o que tem sido muito comum ultimamente).

Agora, veja alguns estilos de publicações que se bem utilizadas, poderão trazer um retorno bastante expressivo para suas redes sociais:

MEME




Os memes são postagens virais que surgem na internet (podem ser vídeos, imagens, gafes, etc) e normalmente, são carregadas de um teor cômico ou algum tema que está em evidência.

Veja alguns pontos cruciais na hora de decidir se vai usar ou não este tipo de conteúdo para obter engajamento.

Esse tipo de postagem, gostando ou não, tem um potencial imenso de viralizar e agrada uma quantidade enorme de usuários na internet. Tanto que hoje existem canais e sites que dedicam 100% do seu tempo para criar memes de sucesso. É o caso do South America Memes. A grande questão é como fazer o uso correto desse tipo de conteúdo.

Você nunca deve atirar para todos os lados apenas em busca de curtidas a qualquer custo. Lembre-se sempre do seu público-alvo. Pode ser que um post com uma piadinha mal pensada - só para ter um viral - possa gerar uma crise com milhares de pessoas revoltadas falando mal de você. E aí não vai ter valido a pena aquelas centenas de comentários e compartilhamentos, não é verdade?

Quer saber se realmente vale a pena publicar "aquele meme do momento"? Analise esses dois pontos:

- Se você ou sua marca tem um estilo mais informal e se isso é bem aceito pelo seu público. Normalmente o público mais jovem é bem mais receptivo a esse tipo de publicação, então, é importante você saber com quem você está se comunicando.

- Quais são seus valores? Não publique coisas apenas porque outras pessoas estão fazendo e você não quer ficar de fora. Seja você mesmo(a), seja único(a)! Uma coisa é certa, em assuntos que geram polêmicas, como política, direitos humanos e questões mais ideológicas, é infinitamente melhor se abster (não é questão de se esconder) do que dar um tiro no escuro e não ter como prever as consequências.

Avalie bem a situação e veja se vale a pena investir na publicação do "meme do momento" ou se é melhor deixar passar o risco de uma crise desnecessária.

2) VÍDEOS




Vídeo é tendência! Pesquisas afirmam que nos próximos anos, 80% do conteúdo na internet será compartilhado e produzido através de vídeos. Daí vemos o porque de tanto investimento por parte das grandes mídias nesse tipo de conteúdo, ou você acha que o Instagram incluiu o Stories (que tem a mesma função do Snapchat) só por falta do que fazer? Volto a dizer: vídeo é tendência!

O formato em vídeo para redes sociais é muito bem aceito pelos mais diversos públicos. Os índices de engajamento, mais especificamente de compartilhamentos, são altos e ao mesmo tempo você facilita a absorção das informações, além de criar mais empatia com o seu público.

Faça uma avaliação sobre você mesmo, sobre a sua marca, sobre o seu produto e aposte no conteúdo audiovisual que mais se enquadra com o perfil da rede social que você está usando, e com o perfil do seu público alvo.

Cuidado apenas com esses pontos:

- Tempo de duração: As coisas hoje em dia acontecem muito rápido e as informações surgem de maneira ainda mais veloz. Ninguém mais perde tempo assistindo vídeos e conteúdos que ocupem mais do que 5 minutos - a menos que seja uma série na Netflix - ou que o dono do conteúdo seja alguém bastante conhecido e influente, com autoridade sobre o assunto.

- Qualidade da produção: Isso é essencial! Se for para fazer de qualquer jeito, nem faça. Procure usar sempre bons recursos para captação da imagem e áudio. Se sentir necessidade, contrate um profissional da área e analise qual o estilo de produção que melhor se encaixa com você.

- Conteúdo: Não basta ter uma super produção se o seu conteúdo é fraco e pouco relevante. Aposte em dicas que sejam de interesse dos seus seguidores, não necessariamente sobre seu produto ou serviço.

Esse último ponto é para quem usa as redes sociais para divulgar sua empresa.

- Storytelling. Construir a história da sua marca é parte fundamental do relacionamento entre organização e consumidor. Mostrar essa história (ou parte dela) em vídeo, é uma boa opção para fortalecer este laço.

3) PROMOÇÕES E ENQUETES




Promoções atraem bastante, afinal, todo bom consumidor adora sair ganhando. Pensando nisso, uma vez ou outra, faça alguma promoção em suas páginas que interajam de maneira direta com seus seguidores. Faça concursos de criatividade nos comentários, nas hashtags, ou até mesmo compartilhamento de algum post para sorteio de prêmios. Essas são boas opções de interação que dão retorno.

Você deve apenas ter cuidado com a transparência. Se for um sorteio, faça de maneira que prove sua imparcialidade, através de um vídeo por exemplo. Se você escolheu por um concurso cultural, deixe claro como será feita a avaliação e como o vencedor será notificado. Parece meio óbvio, mas se esses detalhes são esquecidos, podem fazer com que você perca credibilidade e pode tornar você alvo de muitas críticas.

IMPORTANTÍSSIMO! Portaria nº 422 de 18 de julho de 2013, proíbe completamente a realização de sorteios em redes sociais. É permitido apenas a divulgação destas ações por meio destes canais. Muita gente ignora essa determinação, fique atento.

As enquetes são mais simples. Elas servem basicamente para você ter uma noção da opinião do seu público-alvo, de maneira que você não precise necessariamente demonstrar um posicionamento. As enquetes são úteis para recolher informações e analisar melhor o perfil de mercado que sua marca atrai. Faça enquetes com moderação e com intenções pré-estabelecidas, caso contrário, só vai parecer que você está desesperado por atenção.

4) LINKS PARA SEU SITE OU BLOG




Para muitas marcas e perfis pessoais as redes sociais servem como ponte entre os consumidores e seus outros canais digitais, como blogs e sites. Nestes casos, é importante lembrar que o mais relevante não é conquistar só curtidas ou compartilhamentos, mas também os cliques que leve o público interessado até o seu conteúdo completo.

Fazer postagens com apenas uma introdução de algum artigo ou uma imagem atrativa, pode gerar uma certa curiosidade no seu leitor, fazendo com que ele dê o clique no seu link. Tenha cuidado apenas para não publicar chamadas sensacionalistas ou que possam parecer forçadas. Com os links você atrai um público qualificado para o seu blog e ainda pode convertê-lo em uma boa quantidade de leads.


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Brasiliense, graduando em Publicidade e Propaganda pela Hélio Alonso (FACHA), apaixonado por design, redes sociais e empreendedorismo.

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