-->

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Como ser CRIATIVO nos dias de hoje, onde quase tudo já existe?

Eu me faço essa pergunta sempre!

Se você também tem essa dúvida, esse texto é para você!

Já teve o desejo de fazer alguma coisa, mas nunca se achou criativo demais para tal feito? Ou pensou: “Droga, isso já existe!” ou teve uma ideia muito boa e quando foi pesquisar no Google viu que alguém já estava fazendo aquilo? Frustrante não? Também já ouviu de alguém aquelas famosas frases irônicas: “Nossa, como você é criativo” ou “Quanta criatividade…” quando surgiu uma ideia ou algo surreal em sua cabeça?

Se você já ouviu isso de alguém, quero te dizer que sim, VOCÊ É CRIATIVO!

Não somente você, mas todos nós somos criativos e podemos criar coisas legais, mesmo que já exista 1 bilhão de coisas semelhantes ao que pensamos; Afinal, semelhante não quer dizer que seja igual. Existe uma diferença aí. Digo isso pois na minha opinião criatividade depende de duas coisas: Inspiração e Referência.

Essas duas palavrinhas fazem nascer a CRIATIVIDADE (pelo menos comigo funciona assim). Se você pode se inspirar e se você sabe buscar referências, você pode criar! Simples assim! Quantas vezes você já ouviu uma música, assistiu um filme, leu um livro e por algum motivo se sentiu inspirado? Comigo já aconteceu não só uma vez, mas várias vezes! Principalmente se tratando de música! Você se inspira à medida que vê algo que te toca, que de certa maneira toma sua atenção e te envolve. E isso também pode ser uma referência.

Para se criar alguma coisa ou ser criativo, você precisa ter uma motivação ou uma inspiração, que é justamente a sua referência. Você precisa de algo que possa tomar como base para começar a criar aquilo que deseja. Acredito que você já deve ter ouvido a frase: “Nada se cria, tudo se copia” não é mesmo?

Essa frase de uma certa maneira está correta. Não estou dizendo que é para você sair por aí copiando os outros, pelo contrário, jamais faça isso! Mas quero dizer que você pode APERFEIÇOAR algo que alguém já fez. Você pode dar a sua visão daquilo que já existe. Nisso não há problema algum! É uma das coisas que mais acontecem hoje em dia!

São poucas pessoas que de fato criam nos dias de hoje (não que você não possa criar). Mas maioria do que existe (obras, filmes, música, etc) são ideias aperfeiçoadas ou cópias descaradas de algo que alguém já criou! Já leu em um livro, ou na capa de algum filme: “Inspirado em…” ou “Baseado na obra de…” ? É justamente isso: Inspiração e referência.




Para aguçar o seu “eu criativo” é importante que você leia, pesquise, veja, assista, escute, pense, observe, anote, seja qualquer coisa que vier a sua cabeça no momento, qualquer ideia. Ideias não podem ser jogadas fora! Jamais! Não existe uma ideia ruim, tudo pode ser elaborado, tudo pode ser melhorado! Um exemplo bem bobo: Você com certeza já assistiu Os Simpsons, e você também já deve ter notado que a maioria dos personagens do desenho são amarelos. Quem teve a ideia de fazer isso? Na época que o desenho foi lançado, será que as pessoas não acharam estranho todos os personagens serem amarelos? Afinal, os outros desenhos existentes tinham cores de seres humanos comuns. Os criadores dos Simpsons quebraram um padrão através da ideia que tiveram. Eles não queriam a cor comum, eles queriam algo que destacasse. Algo simples, mas que deu uma identidade para a criação deles, e também algo que não existia. Hoje se você vê um daqueles bonequinhos de cor amarelada por aí, você sabe na certa que é algum personagem dos Simpsons (ou um Minion rsrsrs).



Nem sempre uma ideia, ou uma criação vai aparecer pronta, completinha em sua cabeça. Algo vai surgir, isso é fato. Mas para melhorar, aperfeiçoar aquilo, é preciso buscar referências! Pesquise pessoas que fazem aquilo que você quer fazer, veja os trabalhos dessas pessoas, pense no que você poderia fazer melhor, como você faria se fosse você quem tivesse criado tal obra. Acredito que mil ideias irão surgir! Outra coisa muito importante para quem quer criar é não se importar com o que as pessoas irão dizer (isso serve pra tudo na vida) e nem caso exista muitas pessoas que estejam fazendo aquilo que você pensou em fazer. Há sempre espaço para mais um, isso gera concorrência. Concorrência é algo bom, pois ela não te deixa relaxar, ficar na zona de conforto, e realmente traz o reconhecimento para aqueles que são realmente bons! Mesmo que exista uma concorrência, você é único, ninguém pensa como você, ninguém pode fazer como você faz!



Quer um exemplo simples, mas que explica exatamente o que estou tentando te dizer? Já pensou se o dono do Burger King não resolvesse criar o seu restaurante fast food, simplesmente porque já existia o Mcdonald's? Você jamais experimentaria aquela maionese incrível (Burger King, essa é a hora perfeita para você me patrocinar!) e nem tomaria refrigerante quantas vezes quisesse, pagando apenas o valor de um. E essas duas coisas são justamente o grande diferencial deles! Já imaginou também se a Adidas não criasse seus tênis, suas camisetas e casacos irados, nem investisse em times de futebol pensando na existência da Nike? (Adidas, esse também é o momento perfeito para você me patrocinar!).

Consegue compreender o que estou dizendo? Sempre existirá pessoas que estarão fazendo o que você faz. Também vão existir pessoas que não vão gostar daquilo que você faz. E pode até ser que você crie algo que ainda não exista, mas logo logo chegará alguém que vai usar sua ideia e começar a fazer o mesmo que você. Se conforme com isso! (olha a concorrência aí de novo). Isso sempre vai existir! Mas pense também que haverá uma porção de pessoas que vão amar aquilo que você cria, e que serão fiéis ao que você faz! Não importa se já existe algo semelhante, eles vão gostar da sua maneira de fazer, da identidade que você tem e que você deu para aquilo que criou.

Voltando ao exemplo dos Simpsons; Existem milhares de desenhos, mas entre esses milhares de desenhos, os Simpsons tem o seu público, tem uma galera que os ama! Então, para ser criativo nos dias de hoje é preciso buscar referências, se inspirar naquelas pessoas que já estão aonde você quer chegar e que fazem aquilo que você quer fazer. Não está saindo nada novo aí na sua cabeça? Melhore algo que já exista, aperfeiçoe isso, dê a sua cara para tal criação, coloque o seu toque. Não deixe suas ideias sumirem porque você não as achou boas o suficiente!.

Pronto para começar a criar?

Assista o vídeo

E você, o que achou desse texto? Concorda comigo? Discorda de mim?
Deixe seu comentário que terei o maior prazer em te responder!

Brasiliense, graduando em Publicidade e Propaganda pela Hélio Alonso (FACHA), apaixonado por design, redes sociais e empreendedorismo.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Wendell Galdino
+55 (21) 9 7978-9635
Rio de Janeiro/RJ, Brasil